quarta-feira, 19 de novembro de 2008

PAU BRASIL


*

*

[NÃO HÁ COUSA SEGURA]
*
********************Não há cousa segura:
********************tudo quanto se vê vai passando.
********************A vida não tem dura,
********************o bem se vai gastando
********************[e] toda a criatura passa voando.
*************************Em Deus, meu criador,
*************************está todo meu bem e esperança,
*************************meu gosto e meu amor
*************************e bem-aventurança.
*************************Quem serve a tal senhor não faz mudança.
********************Contente assi minha alma,
********************do doce amor de Deus toda ferida,
********************o mundo deixa em calma,
********************buscando a outra vida,
********************na qual deseja ser toda absorvida.
*************************Do pé no sacro monte
*************************meus olhos levantando ao alto cume,
*************************vi estar aberta a fonte
*************************do verdadeiro lume
*************************que as trevas de meu [ser] todas consume.
********************Correm doces licores
********************das grandes aberturas do Penedo.
********************Levantam-se os errores,
********************levata-se o degredo
********************e tira-se a amargura ao fruito azedo.
*
JOSÉ DE ANCHIETA (1534-1597), jesuíta espanhol.
*
JOSÉ DE ANCHIETA. Lírica Portuguesa e Tupi. Obras Completas, 5 volume, I. Edições Loyola, São Paulo, 1984.
*
Imagem: José de Anchieta.


Nenhum comentário: