sexta-feira, 14 de novembro de 2008

PÉROLA BARROCA



A UMA AUSÊNCIA


********************Sinto-me sem sentir todo abrasado
********************No rigoroso fogo, que me alenta,
********************O mal, que me consome, me sustenta,
********************O bem, que me entretém, me dá cuidado:

********************Ando sem me mover, falo calado,
********************O que mais perto vejo, se me ausenta,
********************E o que estou sem ver, mais me atormenta,
********************Alegro-me de ver-me atormentado:

********************Choro no mesmo ponto, em que me rio,
********************No mor risco me anima a confiança,
********************Do que menos se espera estou mais certo;

********************Mas se de confiado desconfio,
********************É porque entre os receios da mudança
********************Ando perdido em mim, como em deserto.


ANTÔNIO BARBOSA BACELAR (1610 - 1663), escritor português.

SEGISMUNDO SPINA e MARIA APARECIDA SANTILLI. Apresentação da Poesia Barroca Portuguêsa. Assis, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letra de Assis, 1967.

Imagem: Solar de Mateus, Vila Real, Portugal.

2 comentários:

nina disse...

"ando perdido em mim, como em deserto"
a gente só repete o que alguém, há muito tempo, já disse tudo.

linda poesia
me faz chorar

nina

erica disse...

At least, voltaste, meu caro.
Lento e forte.