quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

DILECTU



*
*

[ESTA LONGA ESPERA TEM TALVEZ UM SENTIDO]
*
********************Esta longa espera tem talvez um sentido:
********************É preciso que o amor madureça
********************e sangre como os frutos prontos para a queda.
********************É preciso que sintamos o perfume de violeta
********************e a fria idade do nosso primeiro encontro.
********************(Talvez a porta se abra e surjas ante a mim,
********************como tanto tenho eu visto, no silêncio
********************e na febre desta longa ausência.)
********************Talvez, mas não é certo.
********************Todos os minutos existem apenas
********************porque existe esse único minuto que vem.
********************O dia só existe para esta espera,
********************surdos rumores do dia, portas,
********************janelas que se fecham, vozes,
********************tudo claro, solene e distante.
********************Meu pobre amor, compreenderás jamais
********************o que eu falo de modo tão solene,
********************quando os teus olhos mansos
********************devem sorrir à luz da tua vida?
********************Sei que fomos feitos para sofrer
********************e eu te entrego humildemente
********************a tristeza destas horas.
********************Talvez tenha um sentido esta longa espera,
********************e tudo exista somente porque mais tarde
********************a noite vai se abrir como uma rosa
********************sobre o nosso silêncio, tão franco e tão desentendido.
*
*
LÚCIO CARDOSO**(1913 - 1968). Romancista, novelista, dramaturgo, poeta e pintor brasileiro.
*
Lúcio Cardoso. Poemas Inéditos. Editora Nova Fronteira, Rio de Janeiro, 1982.
*
Imagem: Lúcio Cardoso.

Nenhum comentário: