quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

PÉROLA BARROCA



*
*
[EM PERSEGUIR-ME, MUNDO, QUE INTERESSAS]
*
*
Queixa-se da sorte; insinua sua aversão aos vícios e justifica seu devotamento às musas.
*
*
********************Em perseguir-me, Mundo, que interessas?
********************Em que te ofendo, quando só intento
********************pôr belezas em meu entendimento
********************não meu entendimento nas belezas.
*
********************Eu não amo tesouros nem riquezas;
********************e assim há sempre mais contentamento
********************em mui riquezas pôr no pensamento
********************que pôr meu pensamento nas riquezas.
*
********************Não estimo a formosura que, vencida,
********************é despojo mundano das idades,
********************nem riqueza me agrada fementida,
*
********************vendo como melhor e por verdades,
********************consumir as vaidades desta vida
********************que consumir a vida nas vaidades.
*
*
SOR JUANA INÊS DE LA CRUZ**(1648 - 1695), poetisa e dramaturga mexicana.
*
Letras Sobre o Espelho. [Antologia] Imuminuras, São Paulo, 1989.
*
Tradução: Teresa Cristófani Barreto (prosa) e Vera Mascarenhas de Campos (poemas).
*
Imagem: Capilla del Rosario, Iglesia de Santo Domingo, Puebla, México.

Nenhum comentário: